Odilo Pedro Scherer, 75, arcebispo de São Paulo, cardeal brasileiro que é uma preocupação externa saber se o novo papa será progressista ou conservador. Segundo ele, a base do ensinamento da igreja é “tanto progressista, quanto conservadora”. O cuidado com imigrantes e a preocupação com a paz mundial, ressaltou dom Odilo, no dia da morte de Francisco.
Dom Orani João Tempesta

Dom Orani João Tempesta, 74, arcebispo do Rio de Janeiro, também integra a lista de 135 votantes e elegíveis para assumir o papado. Filho caçula de uma família de nove irmãos, em São José do Rio Pardo (SP), o adolescente Orani chegou a resistir a seguir a vida religiosa. Afinal, a família, muito humilde, poderia precisar de seu apoio mais presente.
Uma professora, alfabetizadora e religiosa chamada Maria de Lourdes Benedita Nogueira Fontão, mais conhecida como Lourdinha, fez a diferença. Ela estimulou o rapaz e disse que apoiaria os pais, que ainda ouviram dela (ainda no início da vida religiosa, quando ele não era nem padre) que o “menino” seria bispo e papa.
Raymundo Damasceno Assis

noticia por : UOL