Professor: Putin encena gesto de boa vontade para Trump em trégua de Páscoa

Na prática, isso é uma forma de ele tentar mostrar para o Trump que ele é um cara cordato, que não esperou o primeiro minuto e brinca com esse ideário cultural, com a história da Páscoa, de falar de uma trégua de Páscoa. Acho que o Putin, com isso, mostra que está no comando dessa discussão.
Beto Vasques

Em comunicado, Putin disse que “das 18h de hoje [horário local] até a meia-noite de domingo [para segunda], a Rússia anuncia trégua de Páscoa. Ordeno que todas as ações militares sejam interrompidas neste período”, declarando ainda que espera que a Ucrânia “siga o exemplo”.

O professor Beto Vasques afirmou que, até aqui, Vladmir Putin conseguiu tudo que queria.

Conseguiu que o Trump ficasse do lado dele nessa guerra da Ucrânia, conseguiu desmoralizar a União Europeia, conseguiu o atlantismo que organizava a Otan da aliança atlântica entre Europa e Estados Unidos.

Por meio do Trump, ele conseguiu transformar Zelensky numa criatura sem força política. E depois ele ficou assistindo com tranquilidade, como ele mesmo falou, o Trump indo para cima do Xi Jinping na questão do tarifaço.

Putin está administrando o tempo e, enquanto isso, ele sabe fazer muito bem a guerra cultural, a guerra híbrida. Essa trégua de Páscoa agora é tentar dizer para o Trump: ‘Eu mais uma vez estou dando um gesto de boa vontade, vamos ver se o Zelensky será capaz de fazer o mesmo’.
Beto Vasques

noticia por : UOL

20 de abril de 2025 8:13