Traficante holandês que havia fingido sua morte é assassinado no México

Usuários das redes sociais publicaram desde ontem imagens do corpo sem vida do holandês em um estacionamento privado, entre duas caminhonetes, quando sua identidade ainda não tinha sido confirmada oficialmente.

Ebben fazia parte da lista dos criminosos mais procurados pelo Escritório Europeu de Polícia, a Europol, com uma condenação a sete anos de prisão por narcotráfico.

Para fugir das autoridades, o holandês simulou sua morte em outubro do ano passado na cidade de Culiacán (noroeste), em meio à guerra entre duas facções do Cartel de Sinaloa após a captura de um dos fundadores da organização, Ismael “El Mayo” Zambada, nos Estados Unidos.

A imprensa mexicana recordou nesta sexta que, naquele momento, não foram apresentadas evidências da morte de Ebben, exceto a declaração de uma suposta namorada que garantiu ter reconhecido o cadáver.

Versões que circularam na imprensa também indicam que o traficante estava ligado ao bando de Zambada, que denunciou ter sido sequestrado em julho de 2024 e levado em um avião particular aos Estados Unidos por um dos filhos de seu compadre, Joaquín “El Chapo” Guzmán, condenado à prisão perpétua nesse país.

Essa manobra teria como objetivo obter benefícios judiciais para os dois herdeiros de Guzmán detidos em prisões americanas.

noticia por : UOL

19 de abril de 2025 17:15