Gaza, impostos e direito de cidadania
A declaração teve reações internacionais, de países como França, Espanha, Brasil, Reino Unido, Arábia Saudita e Rússia, entre vários outros, além de que diversos representantes da ONU se posicionaram contra qualquer ação de retirada de palestinos de suas terras. E esse foi ‘apenas’ mais uma dos discursos e ações polêmicas do atual presidente, que têm acontecido diariamente nessas duas semanas de governo.
São diversas declarações diárias, com frases de efeito, que batem – muitas vezes – na instância jurídica, como no caso de restringir a cidadania por nascimento.
Nesta quarta (5), uma juíza federal emitiu uma ordem nacional bloqueando o decreto de Donald Trump que restringe o direito à cidadania por nascimento. Essa foi a segunda suspensão temporária contra a medida do presidente. De acordo com a magistrada, o decreto é inconstitucional e vai contra 250 anos de história.
O que muitos analistas dizem é que Trump, em alguns casos, joga palavras e medidas como uma estratégia de negociação – como aconteceu com as tarifas dos países vizinhos, México e Canadá. Ele ameaça e usa isso como uma carta na manga, uma moeda de troca.
Com o Oriente Médio poderia estar acontecendo isso: ameaça e pressiona para que os países de lá, de repente, tentem resolver o conflito entre eles.
noticia por : UOL