O secretário-geral da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Mathias Cormann, afirmou nesta quarta (29) que pretende visitar o Brasil para debater sobre o “pleno ingresso” do país como integrante do bloco.
A declaração foi dada durante reunião de instituições superiores de controle. Pelo Brasil, participou o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Vital do Rêgo.
Durante a conversa com Cormann, o presidente do TCU reforçou o histórico de parcerias do Brasil com a OCDE. O país já participou de 38 comitês da organização.
O Brasil já chegou a ter o roteiro de adesão como membro aprovado, em 2022, mas o processo não avançou.
“Acredito que houve alguns mal-entendidos com relação ao nosso ingresso”, disse Vital do Rêgo no encontro. “O Brasil tem muito a ganhar ao participar de uma organização sólida e respeitada tanto em aspectos econômicos quanto sociais e em defesa das democracias.”
O presidente da corte de contas brasileira também discutiu com o secretário o ClimateScanner, uma avaliação global sobre as ações governamentais relacionadas à mudança do clima, e a Auditoria Global sobre a Pobreza, que deve ser lançada no âmbito da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai).
Com Stéfanie Rigamonti
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
noticia por : UOL