É #FAKE vídeo que mostra ondas gigantes no Uruguai em post com alerta de tsunami


Ferramenta apontou grandes chances de uso de inteligência artificial, e órgão oficial do país vizinho informou ao g1 que não houve qualquer incidente do tipo. Reprodução
É #FAKE vídeo que mostra ondas gigantes e alerta de tsunami no Uruguai.
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra ondas gigantes em uma praia no Uruguai, em um post que descreve haver grandes possibilidades de ocorrer um tsunami no país. É #FAKE.
selo fake
g1
O que diz a publicação mentirosa
No X, um perfil que se descreve como “argentino radicado em Glasgow, na Escócia” compartilhou o vídeo manipulado e escreveu a seguinte mensagem: “Atenção, Uruguai! Muitas possibilidades de tsunami. Uma tragédia se aproxima de nosso país vizinho. Atentos”.
No vídeo falso, imagens aéreas mostram o momento em que ondas gigantes chegam a uma praia, encobrindo pessoas que estão no local, e se aproximam de prédios na orla.
Na sequência, mas agora em um ângulo ao nível da areia, as imagens retratam um grupo de pessoas sendo atingidas pelas águas.
O post é de 7 de janeiro de 2025, mas não menciona nem o local nem a data em que teria sido feito o registro.
Fato ou Fake: a checagem passo a passo
▶️ O Fato ou Fake submeteu o vídeo ao HiveModeration, uma ferramenta que detecta o uso de inteligência artificial.
▶️ O resultado apontou que há 97,7% de chances de o conteúdo ter sido gerado por IA.
Existe 97,7% de chances do vídeo ter sido criado com inteligência artificial, segundo o HiveModeration.
Reprodução
▶️ O Fato ou Fake também enviou um e-mail à assessoria de imprensa do Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet), autoridade responsável por analisar as condições climáticas do país.
▶️ Questionado se houve algum incidente neste ano, o órgão oficial afirmou não ter emitido qualquer alerta de tsunami em janeiro, mês em que o conteúdo fraudulento foi publicado no X.
▶️ Além disso, o site oficial do Inumet não lista avisos semelhantes. Ou seja: tanto a imagem quando o texto são mentirosos.
▶️ O Fato ou Fake usou o Google Lens para rastrear a origem do conteúdo manipulado. A referência mais antiga encontrada data de 5 de janeiro de 2025: saiu no TikTok, em uma conta que, segundo apontamento da própria plataforma, tem vários outros vídeos feitos com IA.
▶️ O vídeo foi excluído desse perfil TikTok, mas, até a última atualização desta reportagem, permanecia disponível na conta do Instagram com o mesmo nome.
▶️ O dono do perfil não respondeu ao questionamento sobre a autoria do vídeo.
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
source
Fonte: G1

23 de janeiro de 2025 5:51