O secretário de Estado americano Antony Blinken declarou este mês que a Rússia estava ampliando sua cooperação espacial com a Coreia do Norte em troca de tropas para a luta contra a Ucrânia.
Blinken afirmou, reiterando uma declaração da embaixadora americana na ONU, Linda Thomas-Greenfield, que os Estados Unidos acreditam que a Rússia “pode estar perto” de aceitar formalmente o status da Coreia do Norte como potência nuclear.
A afirmação ocorreu enquanto a Coreia do Norte testava um novo míssil hipersônico, coincidindo com uma visita de Blinken à Coreia do Sul.
Por sua vez, o Estado-Maior sul-coreano observou preparativos que o levam a pensar que Pyongyang se dispõe a enviar novas unidades à Rússia, como reforço ou para substituir os efetivos em combate, além de drones.
No terreno, as forças de Moscou reivindicaram hoje a tomada de duas localidades no leste da Ucrânia: Yantarne, na região de Donetsk, e Kalinove, na de Kharkiv, mais ao norte.
As tropas russas, mais numerosas e mais bem equipadas, progrediram de forma lenta, mas constante, em 2024, embora não tenham conseguido nenhum avanço importante.
noticia por : UOL