Às vésperas da posse de Trump, México manda bombeiros contra fogo nos EUA

“As emergências não têm fronteiras – somos profundamente gratos aos nossos vizinhos do México por seu apoio inabalável durante um de nossos maiores momentos de necessidade. Obrigado à presidente Claudia Sheinbaum Pardo por emprestar o melhor dos melhores”, disse Newsom, um democrata que vem sendo atacado por Trump por sua gestão nos incêndios.

“Somos um país generoso e solidário”, disse Claudia Sheinbaum, que qualificou o grupo de uma “missão humanitária”.

A destruição na Califórnia, porém, pode afetar a própria economia do país latino-americano. Os mexicanos que vivem nos Estados Unidos enviaram 66,5 bilhões de dólares para seu país de origem em 2024, o que representa 3,7% do PIB nacional.

Os mais de 70 bombeiros e trabalhadores de auxílio a desastres, da Comissão Nacional Florestal e do Ministério da Defesa do México, se somarão aos atuais 14 mil agentes do estado que combatem os incêndios neste momento.

Ainda que a ajuda seja pequena, ela cumpre um papel simbólico e político importante num momento em que regiões inteiras dos EUA se preparam para eventuais operações do governo de Donald Trump.

O presidente eleito, que toma posse em uma semana, também provocou tanto os mexicanos como os canadenses, sugerindo a anexação do país ao norte e a mudança do nome do Golfo do México para Golfo dos EUA.

noticia por : UOL

23 de janeiro de 2025 16:52