Segurança: Rezende quer delegacia de combate ao crime organizado em Roo

O deputado estadual Sebastião Rezende vem cobrando do Governo de Mato Grosso a criação da Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (DECCO), no Município de Rondonópolis.

A intenção do parlamentar é descentralizar o combate ao crime organizado no Estado, levando em conta que, em recente anúncio, o governador Mauro Mendes prometeu a instalação desse tipo de delegacia somente nos municípios de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Cáceres e Sinop.

A instalação das delegacias pelo Governo do Estado foi feita nesta segunda-feira (25), quando Mauro Mendes lançou um programa com uma série de medidas para intensificar o combate às facções criminosas no Estado, entre elas a criação da Secretaria de Justiça (Sejus-MT), as novas quatro delegacias e a convocação de mais de 300 servidores para atuar na Segurança.

Conforme o Executivo, as contratações visam atender à crescente demanda por investigações e ações de combate às facções criminosas que atuam no Estado.

Rezende acredita que as medidas anunciadas vêm em um momento oportuno, mas defende que uma unidade da DECCO também seja criada em Rondonópolis, cidade pólo da região sudeste do Estado.

Para isso, ele já apresentou, de imediato, uma Indicação mostrando a urgente e imprescindível necessidade de criação dessa delegacia em Rondonópolis.

Ao mesmo tempo, para reforçar o intento, entrou com o Projeto de Lei 1859/2024, que dispõe sobre a criação da DECCO em Rondonópolis, com toda estrutura necessária, como delegados especializados, agentes, investigadores e escrivães, além de equipamentos de alta tecnologia.

Justificando os dispositivos, o parlamentar destaca que os índices de criminalidade – que incluem casos de tráfico de drogas, homicídios, estupros, latrocínios, roubos e furtos – se alastraram no Estado de Mato Grosso, registrando um grande aumento em diversos municípios, e especialmente no Município de Rondonópolis, onde há grande circulação de pessoas e mercadorias devido à sua posição privilegiada como polo logístico e agrícola, além de entroncamento rodoviário.

Nesse contexto, Sebastião Rezende entende que a instalação da DECCO permitirá uma resposta mais ágil e qualificada às demandas de segurança, protegendo os cidadãos e fortalecendo as instituições públicas.

Além disso, atesta que possibilitará a criação de um banco de dados atualizado e estratégico para monitorar e desarticular organizações criminosas, contribuindo significativamente para a redução dos índices de criminalidade no Município e em áreas adjacentes.

Fonte: A Tribuna MT

23 de janeiro de 2025 1:05