FAB realiza EVAM de um bebê de 2 meses com insuficiência respiratória

ratidão e emoção são as palavras que definem o sentimento da tripulação do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça ao ser acionado para realizar mais uma evacuação aeromédica, no contexto da Operação Taquari 2, que ocorreu nessa quinta-feira (30/05). “A operação toda foi um sucesso e é muito emocionante para nós cumprir esse tipo de missão. É gratificante, porque ficamos com a certeza de que estamos fazendo a diferença aqui”, afirmou o Comandante da aeronave, Capitão Aviador Cleber de Souza Nichelli.

A missão foi cumprida por meio de uma aeronave C-105 Amazonas, acionada da Base Aérea de Canoas (BACO), para realizar o transporte do município de Uruguaiana (RS) para Santa Maria (RS), de um bebê de dois meses, que estava com insuficiência respiratória e apresentava um quadro hemodinâmico instável. “Inicialmente, foi uma bronquiolite, que piorou com pneumonia. Foram realizados alguns exames, hemograma e gasometria, que comprovaram a piora e por isso foi necessário realizar a intubação do paciente. Ela estava instável, tanto do ponto de vista respiratório quanto hemodinâmico”, afirmou o médico da FAB que acompanhou a paciente a bordo, o Aspirante Erasmo Assumpção Neto.

A configuração da aeronave para atuar como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea foi crucial para estabilizar a criança, que segundo o Aspirante Médico Assumpção, precisou ser medicada com novas doses durante o voo, devido à baixa da saturação. “Estabilizamos ela do ponto de vista respiratório e hemodinâmico e conseguimos chegar em Santa Maria com segurança”, ressaltou.

Quanto ao sucesso da missão, o Capitão Aviador Cleber, do Esquadrão Onça, destacou a importância da capacidade de pronta-resposta da tripulação em missões como essa. “O sentimento de dever cumprido é uma recompensa, mas também é uma grande responsabilidade sob as nossas asas, porque para esse tipo de missão, precisamos estar sempre prontos, adestrados e com capacidade de pronto-emprego a qualquer momento, o que foi demonstrado quando essa missão foi realizada com excelência”, finalizou.

Ao chegar na Base Aérea de Santa Maria (BASM), a criança foi transportada, por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do estado, para uma unidade de saúde especializada.

Todos unidos pelo Sul

A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.

Para acompanhar toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul, acesse a página especial.

Fotos: 1º/15º GAV e Aspirante Assumpção / HFASP

Fonte: FAB

23 de janeiro de 2025 5:48