Morre Lúcia Alves, atriz de 'Irmãos Coragem', 'Ti Ti Ti' e 'O Cravo e a Rosa', aos 76

Morreu nesta quinta-feira (24), aos 76 anos, a atriz Lúcia Alves, que esteve no elenco de diversas novelas de forte apelo popular nos últimos 50 anos, como “Irmãos Coragem”, “Ti Ti Ti” e “O Cravo e a Rosa”.

A informação foi divulgada pela Casa de Saúde São José, na zona sul do Rio de Janeiro, onde a carioca estava internada desde o dia 14 deste mês. Ela tratava um câncer no pâncreas, tinha diabetes e apresentava um quadro de fascite plantar, uma inflamação do tecido que liga o calcanhar aos dedos dos pés.

Antes das mais de 50 novelas e séries em que atuou, Alves deu os primeiros passos na carreira no cinema, no elenco de filmes como “Um Ramo para Luísa”, de J.B. Tanko, lançado em 1965, e “O Homem Nu”, dirigido por Roberto Santos em 1968.

O primeiro papel na televisão viria no ano seguinte, na novela “Enquanto Houver Estrelas”, da TV Tupi. Em 1970, interpretaria uma de suas principais personagens, a indígena Potira de “Irmãos Coragem”, de Janete Clair, na Globo. “Helena”, “O Semideus”, “Malu Mulher” e uma participação em “Sítio do Pica-Pau Amarelo” engrossariam sua fértil passagem pela Globo naquela década.

Entre os anos 1980 e 1990, alternou entre a emissora e a Rede Manchete, com papéis em “Plumas e Paetês”, “Ti Ti Ti”, “Anos Dourados”, “Tropicaliente”, “O Cravo e a Rosa” e no remake de “Irmãos Coragem”, de 1995, em que assumiu a personagem Maria Clara.

Nos anos 2000, fez participações especiais em séries de comédia como “A Diarista”, “Sob Nova Direção”, “A Grande Família” e “Toma Lá, Dá Cá”.

Seu último trabalho na Globo foi em 2013, em “Joia Rara”. Dois anos depois, se despediu das telinhas com “República do Peru”, da TV Brasil.

noticia por : UOL

3 de maio de 2025 21:30