Trump minimiza queixa de Zelensky sobre exclusão da Ucrânia de negociação para fim da guerra

Presidente dos EUA sugeriu que governo ucraniano tem responsabilidade pelo conflito e cobrou por eleições no país. Segundo a imprensa americana, Trump usou informações falsas como argumentos. Rússia e EUA fazem encontro de mais alto nível desde começo da guerra na Ucrânia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, minimizou as queixas de Volodymyr Zelensky de que a Ucrânia está sendo excluída das negociações para o fim da guerra com a Rússia, nesta terça-feira (18). Ele também sugeriu que o governo ucraniano tem responsabilidade pelo início do conflito.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Autoridades dos EUA e da Rússia se reuniram nesta terça-feira na Arábia Saudita para discutir o conflito. A Ucrânia não participou das conversas. Zelensky defende que só iniciará uma negociação após ter um plano claro traçado com aliados.
Antes da reunião na Arábia Saudita, o presidente ucraniano também afirmou que não vai aceitaria nenhuma proposta de paz que partisse do encontro entre Rússia e Estados Unidos.
Na noite desta terça-feira, em uma coletiva na Flórida, Trump afirmou que a Ucrânia nunca deveria ter deixado a guerra começar. “Vocês deveriam ter feito um acordo”, disse ao se referir às autoridades ucranianas.
O presidente americano também declarou que a Ucrânia deveria ter começado uma negociação para resolver o conflito há muito tempo. Ele também questinou o poder de Zelensky e afirmou que o país está há muito sempo sem eleições.
“Não é uma questão vinda da Rússia. É algo questionado por mim, questionado por outros países. A Ucrânia está sendo exterminada”, disse.
Ainda na coletiva, Trump questionou para onde foram parar os recursos enviados pelos Estados Unidos à Ucrânia, cobrou mais recursos da Europa e culpou o ex-presidente Joe Biden pela situação atual do conflito.
A imprensa norte-americana afirmou que Trump usou informações falsas como argumentos. Segundo o jornal “The New York Times”, o presidente exagerou nas informações sobre recursos enviados para a Ucrânia e também citou dados imprecisos sobre a aprovação de Zelensky na Ucrânia.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
source
Fonte: G1

28 de fevereiro de 2025 19:04