UE prepara resposta ao aumento das tarifas sobre aço e alumínio anunciado por Trump

As medidas entrarão em vigor em 4 de março, confirmou uma autoridade da Casa Branca. As tarifas se aplicarão a milhões de toneladas de aço e alumínio importados do Canadá, Brasil, México, Coreia do Sul e outros países que estavam entrando nos EUA com isenção de impostos por causa das exceções.

A medida simplificará as tarifas sobre os metais “para que todos possam entender exatamente o que isso significa”, disse Trump aos repórteres. “São 25% sem exceções ou isenções. Isso vale para todos os países, não importa de onde venham, todos os países.”

Trump disse que, nos próximos dois dias, anunciará tarifas recíprocas sobre todos os países que impõem taxas sobre produtos norte-americanos e disse que também está analisando tarifas sobre carros, semicondutores e produtos farmacêuticos.

Perguntado sobre as ameaças de retaliação de outros países contra suas novas tarifas, Trump disse: “Não me importo”.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que lamenta profundamente a decisão dos EUA, acrescentando que as tarifas são impostos que são ruins para as empresas e piores para os consumidores. As exportações de aço da UE para os EUA atingiram uma média de cerca de 3 bilhões de euros (US$3,1 bilhões) por ano na última década.

“Tarifas injustificadas sobre a UE não ficarão sem resposta — elas desencadearão contramedidas firmes e proporcionais. A UE agirá para proteger seus interesses”, disse ela em um comunicado.

noticia por : UOL

11 de maio de 2025 11:31