Usaid: site volta ao ar com 'despedida'; funcionários entram de licença

Funcionários foram colocados em licença. Medida vale para os trabalhadores não essenciais, a partir desta sexta-feira (7). Já os demais devem receber instruções em breve. A nota também informa que funcionários alocados em outros países devem voltar aos Estados Unidos em até 30 dias, em viagens organizadas pela própria Agência.

Site estava fora do ar desde a segunda-feira (3). Antes de postar a nota com os próximos passos, a agência havia tido suas redes sociais e seu site desativado.

Nota na íntegra:

“Na sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025, às 23h59 (EST), todo o pessoal contratado diretamente pela USAID será colocado em licença administrativa globalmente, com exceção do pessoal designado responsável por funções críticas de missão, liderança principal e programas especialmente designados. O pessoal essencial que deve continuar trabalhando será informado pela liderança da Agência até quinta-feira, 6 de fevereiro, às 15h (EST).

Para o pessoal da USAID atualmente destacado fora dos Estados Unidos, a Agência, em coordenação com as missões e o Departamento de Estado, está atualmente preparando um plano, de acordo com todos os requisitos e leis aplicáveis, segundo o qual a Agência organizaria e pagaria a viagem de retorno aos Estados Unidos dentro de 30 dias e providenciaria a rescisão de contratos de PSC e ISC que não forem determinados como essenciais. A Agência considerará exceções caso a caso e extensões de viagem de retorno com base em dificuldades pessoais ou familiares, preocupações com mobilidade ou segurança, ou outros motivos. Por exemplo, a Agência considerará exceções com base no momento do período escolar dos dependentes, necessidades médicas pessoais ou familiares, gravidez e outros motivos. Mais orientações sobre como solicitar uma exceção serão disponibilizadas em breve.

Obrigado pelo seu serviço.”

O que é a Usaid?

Agência é responsável por ações assistenciais dos EUA no exterior. Oficialmente chamada “United States Agency for International Development” (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, em português), a Usaid foi fundada em 1961, por ordem executiva do presidente John F. Kennedy, para concentrar os esforços, ações e departamentos do governo dos EUA que enviavam ajuda a civis fora do país.

noticia por : UOL

27 de fevereiro de 2025 16:02