Wang diz a Rubio que líderes definiram tom e direção de relação EUA-China

“O secretário também enfatizou o comprometimento dos Estados Unidos com nossos aliados na região e a séria preocupação com as ações coercitivas da China contra Taiwan e no Mar da China Meridional”, disse.

O Ministério das Relações Exteriores da China disse, por sua vez, que os dois discutiram as relações EUA-China e Taiwan.

“Espero que você se comporte bem e desempenhe um papel construtivo no futuro do povo chinês e norte-americano e na paz e estabilidade mundial”, disse Wang a Rubio, que em sua audiência de confirmação no Senado, na semana passada, rotulou a China como a mais grave ameaça enfrentada pelos EUA.

As negociações ocorreram depois que o presidente Donald Trump disse na quarta-feira que estava considerando uma taxa de 10% sobre as importações chinesas, em razão do papel de Pequim no comércio de fentanil.

De acordo com a declaração do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang disse a Rubio que seus respectivos chefes de Estado “indicaram a direção e estabeleceram o tom das relações China-EUA”.

“As equipes de ambos os lados devem implementar o importante consenso dos dois chefes de Estado, manter a comunicação, administrar as diferenças, expandir a cooperação, promover o desenvolvimento estável, saudável e sustentável das relações China-EUA e encontrar o caminho certo para que a China e os EUA se entendam na nova era”, disse Wang.

noticia por : UOL

19 de abril de 2025 14:49