A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, afirmou nesta sexta-feira (24) que a economia mundial progrediu, mas ainda não conseguiu a vitória no combate contra a inflação.
Em discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, a dirigente alertou que ainda há muito trabalho a ser feito para evitar uma recessão.
“A cabeça do gênio está na garrafa, a maior parte do corpo do gênio está na garrafa, meio que ficando presa lá, mas as pernas ainda estão meio que penduradas”, disse Georgieva ao Fórum quando perguntada se o “gênio” da inflação havia sido derrotado. “Precisamos empurrá-lo até o fim”.
A afirmação foi feita um dia após o presidente dos EUA, Donald Trump, exigir que o Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA) reduza imediatamente a taxa de juros. Ele ainda afirmou que todos os outros países deveriam adotar a mesma medida.
Porém, nesta sexta, o Japão anunciou aumento na taxa de juros de 0,25% para 0,5%, atingindo o maior patamar em 17 anos. A medida visa combater a aceleração da inflação no país.
Na próxima semana, os bancos centrais dos EUA, da União Europeia e do Brasil se reunirão para debater a nova taxa de juros em seus domínios.
Com informações da Reuters
noticia por : UOL