Trump será o primeiro presidente a assumir o cargo com uma condenação criminal no currículo.
Merchan afirmou que estava poupando Trump de prisão, multa ou liberdade condicional porque a Constituição norte-americana protege presidentes contra acusações criminais. Eles afirmou, contudo, que tais proteções “não reduzem a seriedade de um crime ou justificam o seu cometimento, de forma alguma”.
“A considerável e realmente extraordinária proteção legal ao cargo de chefe do Executivo é um fator que se sobrepõe a todos os outros”, afirmou Merchan. “Apesar da grande abrangência dessa proteção, um poder que ela não possui é o de apagar veredictos do júri.”
Trump se declarou inocente e prometeu recorrer do veredicto. Participando com seu advogado por meio de telas espalhadas pela corte, com duas bandeiras dos EUA ao fundo, Trump chamou o processo de uma tentativa fracassada de prejudicar a sua campanha.
“Esta foi uma experiência muito terrível”, afirmou Trump antes da sentença, usando uma gravata vermelha com listras brancas. “Sou totalmente inocente, não fiz nada de errado.”
Trump não prestou depoimento durante o julgamento que durou seis semanas e foi realizado no ano passado, e repetidamente criticou Merchan e o procurador-distrital de Manhattan, Alvin Bragg, que o acusou.
noticia por : UOL