SES abre inscrições para capacitação em Doença Falciforme para profissionais de saúde da atenção primária

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do ambulatório do MT Hemocentro, promove a 1ª Capacitação em Doença Falciforme com o tema “Qualidade de Vida e Cuidado Compartilhado” entre os dias 1º e 4 de outubro. As inscrições estarão abertas a partir de quarta-feira (11.09) e seguem até o dia 27 de setembro.

O evento será realizado no auditório do Hospital do Câncer de Cuiabá e busca aprimorar o conhecimento e a prática dos profissionais de saúde que atendem pacientes portadores da doença.

A capacitação é direcionada a médicos, enfermeiros, assistentes sociais e gerentes das Unidades de Atenção Primária à Saúde de Cuiabá e da Hemorrede Pública do Estado de Mato Grosso, bem como aos profissionais da área da saúde em geral.

A diretora geral do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, destaca a importância da capacitação para o tratamento da doença e manejo dos pacientes.

“O objetivo é garantir maior acesso ao tratamento adequado não apenas no MT Hemocentro, mas também em qualquer unidade de saúde da capital ou de Várzea Grande. Queremos capacitar as equipes de atenção primária para um atendimento de qualidade desde o início e evitar a necessidade de deslocamentos frequentes dos pacientes para o MT Hemocentro”, explica Zanela.

A programação do evento inclui uma série de palestras técnicas e multidisciplinares que cobrem tópicos essenciais para o atendimento aos pacientes com doença falciforme, como notificação compulsória, política nacional de atenção integral à população negra, aspectos emocionais dos pacientes e seus cuidadores e ética no ambiente de trabalho.

Além disso, serão abordados aspectos clínicos, manejo da dor, diretrizes básicas da linha de cuidado da doença e o papel da enfermagem no cuidado do paciente.

A médica do ambulatório, Giane Guimarães, enfatiza a importância da capacitação para promover a qualidade de vida dos pacientes. “Queremos garantir que os pacientes tenham acesso a todos os recursos possíveis oferecidos pelo SUS e que eles recebam o cuidado adequado. Nosso objetivo é reduzir o sofrimento dos pacientes e aumentar o conhecimento dos profissionais da ponta, tornando o ambiente de tratamento um lugar acolhedor e mais seguro”, afirma.

O evento conta com a parceria da Vigilância Epidemiológica e do Núcleo de Diversidades de Cuiabá. Os interessados em participar podem se inscrever através dos links: grupo A (dia 1º de outubro), grupo B (dia 2), grupo C (dia 3) e grupo D (dia 4) para garantir uma vaga.

Veja a programação completa em anexo.

Anexo

Fonte: SECOM MT

23 de janeiro de 2025 17:36