Educação e tecnologia se encontram no 1º festival de Robótica Educacional de Mato Grosso

Equipes de 14 Estados estarão em Mato Grosso, entre os dias 06 e 08 de agosto, para participar do  1º Festival de Robótica Educacional. O evento, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e o Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT), é considerado um  momento significativo na promoção da inovação e tecnologia no Estado.

As competições serão realizadas das 08h às 18h no Sesi Escola Cuiabá e no estacionamento do Sesi Papa, com entrada gratuita.

No primeiro dia do evento, que terá exclusivamente provas da categoria Sumô Kit Didático, organizadas pela Seduc e pelo Senai MT, a participação da equipe de robótica da Escola Estadual Deputado Bertoldo Freire, de São José dos Quatro Marcos, tem gerado grandes expectativas na comunidade estudantil da cidade. Formada por oito estudantes com idade entre 11 e 15 anos do ensino fundamental II, a Alpha BF estará sob a orientação das professoras Joscelma Ermínia da Silva e Thaisa Fernanda de Lima.

“Nossa equipe é um exemplo de dedicação e paixão pela robótica, representando não apenas sua escola, mas a capacidade de inovação dos demais estudantes da rede estadual de ensino que compõe as 52 equipes inscritas no festival”, falou Joscelma, que é licenciada em Computação e leciona Tecnologia como meio de potencializar o processo educacional na sua unidade escolar.

Na avaliação da professora, a sua escola é um exemplo do potencial transformador da educação tecnológica. Para ela, a concepção das aulas de robótica, integradas ao currículo escolar e direcionadas pelas habilidades e competências específicas de cada matéria, demonstra um avançado entendimento do papel da tecnologia no ensino.

“Tenho a certeza de que vamos proporcionar momentos significativos em troca de experiências, estimulando ainda mais o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia, sobretudo em sala de aula”, acrescentou a professora.

Millena Gonçalves Lima, 11 anos, é uma das integrantes da Alpha BF e conta que a equipe está treinando muito para ganhar o torneio.

“Treinamos muito para isso e tivemos muito apoio da nossa escola e das professoras que nos ensinam e nos acompanham. Esse é o sentimento de toda a equipe e tenho certeza de que aprender coisas novas e vivenciar momentos memoráveis”, disse Millena.

“Nossa escola é um exemplo do potencial transformador da educação tecnológica”, diz a professora Joscelma Ermínia
“Nossa escola é um exemplo do potencial transformador da educação tecnológica”, diz a professora Joscelma Ermínia / Foto: Assessoria Seduc-MT

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, avalia que a expectativa em torno da equipe Alpha BF ilustra o espírito do festival, que se apresenta como uma vitrine para o futuro, onde a determinação, criatividade, e paixão pela ciência se encontram.

“Com a proximidade do evento, os olhares se voltam para Cuiabá, antecipando um espetáculo tecnológico que promete marcar um antes e depois no cenário educacional do estado”.

Para ele, o evento será uma plataforma não só para a demonstração do potencial tecnológico dos estudantes, mas também para inspirar participantes e espectadores. “As equipes participantes se apresentarão como uma celebração do aprendizado prático, integrando ciência, tecnologia, engenharia e matemática de maneira dinâmica e engajadora dentro e fora da sala de aula”, concluiu o secretário

As regulações técnicas para a participação garantem uma competição equilibrada e estimulante, exigindo que os robôs sejam construídos exclusivamente com peças da LEGO® Education e componentes eletrônicos do kit LEGO® SPIKE PRIME. Tais requisitos não só nivelam o campo de jogo, mas também incentivam a criatividade e o pensamento crítico na construção dos robôs, essenciais para a modalidade de Sumô Kit Didático, onde máquinas autônomas de até 1kg enfrentam-se buscando expulsar o adversário de um Dohyô circular.

Já nos dias 7 e 8, as modalidades disputadas serão FIRST LEGO League Challenge (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC) com a participação de mais de mil estudantes da rede estadual e das escolas Sesi, competições promovidas pela Seduc, Senai MT e Sesi MT.

Fonte: SECOM MT

23 de janeiro de 2025 12:56